sexta-feira, 29 de outubro de 2010

7º Encontro das Montadoras para a Qualidade


Ontem participei do 7º Encontro das Montadoras para a Qualidade, evento tradicional da Comissão da Qualidade da Anfavea, que contou com a participação de 15 montadoras, além do IQA e Inmetro. Paulo Braga, da Automotive Business, foi o apresentador (brilhante, como sempre, mediando e enriquecendo as discussões).

A primeira apresentação foi feita por Marco Antonio Saltini, vice-presidente da ANFAVEA, que destacou o cenário atual do setor automotivo, assim como tendências esperadas pelas montadoras. Todas as expectativas são bastante positivas, e a atuação das empresas junto ao governo mantém a direção do aumento das exigências em qualidade na manufatura.

Logo depois representantes dos Grupos de Trabalho da Comissão, sobre requisitos específicos, laboratórios e garantia, reportaram seus resultados aos participantes, todos alcançando os resultados esperados.

Daniel Carvalho Luz, diretor RH da Johnson Controls, apresentou em seguida a palestra "Qualificação do Capital Humano da Cadeia Automotiva", trazendo uma interessante visão sobre a importância do fator humano no resultado das empresas. Especial destaque mereceu sua abordagem sobre a interação entre as gerações Babyboomers (43 - 62 anos), X (31 - 42 anos) e Y (30 anos ou menos), destacando respectivamente seus pontos fortes em experiência, flexibilidade e capacidade de inovação - todos devem interagir a apoiar-se mutuamente, para obtenção dos melhores resultados.

Por fim, um workshop com objetivo de gerar sugestões para melhoria na formação do profissional do setor automotivo criou diversas oportunidades de reflexão e conclusões. O ponto que mais me chamou a atenção foi a conclusão de que não basta pensarmos apenas em treinamento ao focarmos a capacitação de pessoas, que os projetos devem envolver ações complementares "on the job", de coaching... Meio óbvio, mas quase ninguém aplica, e particularmente concordo integralmente.

Especificamente sobre o IQA, citado em todas iniciativas, foi bacana perceber como o Instituto naturalmente vem evoluindo para cada vez mais atender o objetivo de sua própria criação: ser os "braços" das montadoras para padronização e melhoria dos processos em toda a cadeia automotiva.

domingo, 24 de outubro de 2010

Miguel Jorge valoriza qualidade automotiva

Miguel Jorge valoriza qualidade automotiva
Ministro foi homenageado na comemoração dos 15 anos do IQA.


O ministro Miguel Jorge, do MDIC, prestigiou em 27/09, a cerimônia em comemoração aos 15 anos do IQA, o Instituto da Qualidade Automotiva. Bastante badalado por todos os presentes, ele destacou a importância da qualidade como um caminho para ganhar competitividade diante dos avanços estrangeiros na indústria automobilí­stica.

Miguel Jorge registrou que o ministério promoveu estudos sobre o setor que devem guiar polí­ticas e ações para a consolidação da indústria local. Ele manifestou a certeza de que, qualquer que seja o resultado das eleições, haverá disposição em prosseguir com essas iniciativas. Quanto a eventual permanência no novo governo respondeu que será improvável.

Ele destacou os efeitos positivos da redução do IPI na retomada das vendas de veí­culos e disse que uma das preocupações do governo é a eficiência energética dos motores. "Devemos iniciar uma conversa muito séria sobre o desempenho de motores. O controle de emissões será cada vez mais rígido", alertou. Em relação à eletrificação do powertrain, afirmou que é importante pensar em hí­bridos com motor a etanol, não apenas a gasolina.

Miguel Jorge admitiu frustração pelo fato da inspeção veicular de segurança não ter avançado no Paí­s. Nos bastidores defendeu a produção nacional e criticou a lista de exceções para importação de componentes automotivos apresentada inicialmente pelas montadoras, que trazia até mesmo limpadores de para-brisa. A lista foi depois revista.

O ministro foi homenageado pelo IQA, recebendo uma placa comemorativa do presidente da diretoria executiva da entidade, Márcio Migues, e de Ali El Hage, presidente do conselho diretor. Miguel Jorge destacou a atuação de Dorothea Werneck como ministra do MDIC há 15 anos, quando deu expressiva contribuição para a consolidação do Instituto da Qualidade Automotiva.

Fonte: Automotive Business

Recertificação Grupo Industrial Trébol


A planta do Grupo Industrial Trébol no Brasil passará por auditorias de recertificação pelo IQA, conforme a ISO 9001:2008, nas próximas semanas.

O Grupo Industrial Trebol é um fabricante e fornecedor internacional de matérias primas para a indústria cerâmica, química, de plástico e de fundição. O Grupo, através de suas companhias e subsidiárias, é líder em seu mercado e tem um forte histórico em exportações há mais de 50 anos. Assim mesmo, tem claro compromisso com relação à inovação, com o objetivo de ter sempre a capacidade de fabricar produtos e oferecer serviços de qualidade, que ajudem seus clientes a manterem suas vantagens competitivas.

Mais informações em http://www.gtrebol.com