Conforme a portaria Inmetro nº 139, de 21 de março de 2011, o agente redutor líquido de NOx automotivo não deve ser comprado sem o selo do Inmetro
release IQA divulgado em out/2011
São Paulo, outubro de 2011 – O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, alerta consumidores, reparadores automotivos, varejistas, distribuidores e produtores de Arla 32 (agente redutor líquido de NOx automotivo) que o produto somente pode ser comercializado no Brasil com o selo de conformidade do Inmetro (N. do Blog: O IQA é um organismo de certificação acreditado pelo Inmetro para certificação do ARLA 32).
“Trata-se de uma segurança que o consumidor tem ao adquirir o produto, de que ele tem qualidade e está conforme aos requisitos normativos, tal como já ocorre com pneus, componentes GNV, vidros automotivos, capacetes e outros componentes”, afirma Sergio Kina, gerente técnico do IQA.
De acordo com a portaria do Inmetro, a certificação vale tanto para o produto comercializado envasilhado ou a granel, e deve atender aos requisitos especificados na norma ISO 22241 (Partes 1 a 4). Assim, além do fabricante do produto, quem envasa o produto também deve realizar o procedimento de certificação. “Isso vale para importadores e empresas que compram o produto a granel e vendem com marca própria”, esclarece Kina.
Arla 32 – A partir do ano que vem, todos os veículos novos e zero Km comercializados no Brasil, movidos a diesel, deverão atender às normas da legislação Conama Proconve 7 (equivalente ao Euro 5), que estabelece reduções no nível de emissões de gases poluentes. Para atender às exigências da norma, uma das soluções adotadas pelas montadoras foi o sistema SCR (sigla em inglês para Redução Catalítica Seletiva), que utiliza uréia (base do Arla 32).
Neste sistema, além de utilizar óleo diesel com baixo teor de enxofre, o S-50 (50 partes por milhão (PPM); para se ter ideia o diesel comum tem 1.800 PPM), os veículos serão equipados com um tanque adicional para o Arla 32, que será injetado no sistema de escape para converter os gases nocivos (óxidos de nitrogênio – NOx) em vapor de água e nitrogênio.
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