O CQI-11 e CQI-12, desenvolvidos pela AIAG, abordam metodologias para avaliação de sistemas de tratamento superficial específicos para o setor automotivo, para indústria e oficinas de reparo
release de imprensa IQA - jan/12
São Paulo, janeiro de 2012 – Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica. No setor automotivo, isso é uma regra e, por este motivo, é fundamental investir em sistemas de gestão e controle de qualidade em tratamento e revestimento de superfície.
Em auxílio às empresas que não abrem mão disso, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, disponibiliza em português os manuais CQI-11 e CQI-12, da AIAG (Automotive Industry Action Group), que abordam metodologias para avaliação de sistemas de tratamento superficial para autopeças.
O CQI-11 é específico para a metodologia de deposição, que utiliza banhos polarizados eletricamente para cobrir a superfície a ser tratada ou pintada. Neste processo, o produto é ligado ao pólo negativo de uma fonte de energia e submerso em tinta com carga positiva, que adere à superfície do produto pela atração. Por exigir alto nível de complexidade, é mais freqüente em indústrias.
Já o CQI-12 avalia sistemas de tratamento superficial de diferentes processos (revestimento em pó, eletrostático, spray, imersão/agitação e autoforética), do pré-tratamento à cura, assim como os equipamentos, sendo indicado tanto para indústria quanto para oficinas de reparo automotivo.
“São manuais que auxiliam os profissionais na gestão e controle de qualidade nos processos de tratamento de superfície e revestimento, pois apresentam de forma simples e didática o passo-a-passo dos diversos itens, através de ‘check-lists’ a serem verificados em cada fase do processo”, avalia Alexandre Xavier, gerente de Novos Negócios do IQA, ao ressaltar que contam ainda com a vantagem de serem traduzidos para o português.
Os manuais são de autoria da AIAG, uma organização mundialmente reconhecida fundada por montadoras norte-americanas com objetivo de reduzir custos e a complexidade das operações na indústria automotiva, por meio da colaboração. Dessa forma, os procedimentos descritos nos manuais foram amplamente discutidos por especialistas que vivenciam o dia a dia das atividades propostas.
Esses manuais são oferecidos atualmente em condições especiais, custa cada um R$ 53,90 e para compra conjunta dos CQIs 11 e 12 o valor total sai por apenas R$ 99. Os manuais podem ser adquirido pelo site do IQA (www.iqa.org.br). Mais informações pelo e-mail manuais@iqa.org.br ou pelo telefone 11.5533-4545, valendo a pena questionar sobre possibilidades diferenciadas para aquisição de quantidades maiores de publicações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário