Futuramente o número de linhas certificadas será muito mais abrangente, garantindo a tranquilidade do consumidor
(Publicado originalmente na revista Novo Varejo, abril/2012. Por Adriana Chaves, adriana@novomeio.com.br)
São Paulo, 25/04/2012 - A partir de janeiro do ano que vem será obrigatório, inclusive para importadores, a a certificação pelo Inmetro de mais oito componentes: amortecedores de suspensão, bombas elétricas de combustível para motores do ciclo Otto, buzinas ou equipamentos similares utilizados em veículos rodoviários automotores, pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção), anéis de pistão, bronzinas e lâmpadas para veículos automotivos. Para que os fabricantes e importadores estejam aptos a cumprir o prazo, é importante iniciar já o processo de certificação de seus produtos.
Prazos
A obrigatoriedade foi estabelecida pela Portaria Inmetro nº 301 de 21/07/2011 e o processo leva até um ano. O cronograma estimado para padronização de uma autopeça dura por volta de 12 meses, desde o momento da solicitação de certificação até a entrega do certificado de conformidade.
Nos primeiros meses, o trabalho do fabricante e do Instituto da Qualidade Automotiva (IQA), que atua em nome do Inmetro na certificação, gira em torno de procedimentos como assinatura de contrato e análise da documentação da empresa. Uma varredura no Sistema de Gestão de Qualidade – quando há – detecta eventuais procedimentos fora do padrão. Se a empresa não possui SGQ, o cronograma salta para a etapa seguinte: amostragem e ensaio.
Nela o produto é analisado e testado em laboratórios credenciados, quanto é submetido a situações verossímeis com as que enfrentará no dia–a-dia. Aprovado nessa etapa, o produto ganha o selo do Inmetro, que tem validade anual. Embora ainda haja muitos produtos a contemplar, José Palacio, do IQA, explica que a cada ano uma nova relação de itens deve ser apresentada pelo Inmetro.
E, com isso, futuramente o número de linhas certificadas será muito mais abrangente, garantindo a tranquilidade do consumidor. O gerente de Novos Negócios do IQA, Alexandre Xavier, explica que o tempo para certificação, apesar de existir um cronograma estimado, pode ser mais ou menos rápido dependendo do comprometimento do fabricante. “Tem processo que demora duas semanas, mas outros levam bem mais tempo. Depende muito mais da empresa do que o IQA”.
Certificação Compulsória (em vigor)
- 5ª roda / Pino Rei
- Amortecedores da Suspensão
- Aneis de Pistão
- ARLA 32
- Bomba Elétrica de Combustível para Motores do Ciclo Otto
- Brozinas
- Buzinas
- Câmara de Ar para Pneus de bicicletas
- Capacetes para Motociclistas
- Fabricação e requalificação de Cilindros GNV
- Fluido de Freios
- Lâmpadas Pistões de Liga Leve de Alumínio
- Pinos e Aneis de Trava (retenção)
- Pneus Novos
- Rodas
- Veículos Acessíveis
- Vidros
- Baterias
- Cintos de Segurança
- Pastilhas e Lonas de Freios
- Terminais de Direção, barras de direção, de ligação e axiais
- Limpadores de para-brisas
- Faróis, Espelhos, retrorefletores
- Aditivos de Radiador
- Polias e Tensionadores
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