Com presença internacional por meio de parcerias com laboratórios e organismos de certificação nos principais mercados, o IQA é referência quando o assunto é setor automotivo
(release de imprensa IQA divulgado em março de 2012)
O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, é referência internacional quando o assunto é certificação de produtos automotivos, como pneus, vidros e rodas, além dos componentes pertencentes à portaria Inmetro nº 301 de 21/07/2011, cuja certificação compulsória entra em vigor a partir de janeiro de 2013 para fabricantes e importadores.
A presença do IQA em terras estrangeiras é garantida por meio de parcerias com laboratórios e organismos de certificação internacionais. “São auditores e profissionais especialmente qualificados por nós, para atender a todas as normas e exigências do Inmetro”, diz Sergio Kina, gerente técnico do IQA.
Entre os países que contam com representatividade do Instituto, destaque para China, Tailândia, Índia, Coréia do Sul, África do Sul, EUA, México, Europa, Indonésia e Japão. “Uma das vantagens de contar com representantes no Exterior é a facilidade e agilidade no atendimento, uma vez que o cliente é atendido no idioma local, e sem custos de translado”, afirma.
Laboratórios
Com as parcerias internacionais, o IQA conta com rede de laboratórios homologados, prontos para atender o cliente de forma personalizada. “Temos condições de oferecer serviços de acordo com as necessidades do cliente, seja em custo ou em agilidade”, afirma Alexandre Xavier, gerente de Novos Negócios do IQA.
O IQA tem, assim, condições de oferecer ao cliente o melhor custo-benefício. “Se a necessidade dele é prazo, enviamos as amostras para o local que tem maior disponibilidade; da mesma forma com custo, pois sabemos onde estão as melhores oportunidades”. Outra vantagem é a possibilidade do cliente participar da escolha do laboratório onde serão realizadas as análises. “Existem empresas que têm preferência por um laboratório específico. Nestes casos, o IQA aprova o laboratório, desde que o mesmo atenda às exigências do Inmetro”, afirma Xavier.
Nenhum comentário:
Postar um comentário