sábado, 17 de março de 2012

Oficinas mecânicas instalam padrão de qualidade

Mais de 19 empresas de Rondonópolis - MT estão passando pelos processos de padronização para adquirir o selo

(publicado originalmente no portal tosabendo.com, em 16/03/2012)

Cuiabá – “Somos uma empresa e não apenas uma oficina”. Esse é o discurso assumido pelo proprietário da Center Truck de Rondonópolis, Wellington Figueira da Silva, que desde 2008 está mudando não apenas os processos, mas a forma com que os funcionários e clientes percebem a empresa.

A mudança partiu de uma visita dos empresários de Rondonópolis a várias oficinas de São Paulo que possuem o selo IQA (Instituto da Qualidade Automotiva). A viagem, que foi promovida pelo Sebrae em Mato Grosso, mexeu com os empresários. “Desde então, estamos promovendo as mais diversas mudanças em busca da qualidade. Agora faltam poucos meses para podermos, assim como eles, estampar nosso selo IQA”.

A expectativa é partilhada pelo empresário Ronaldo Bruschi, da Roma Vil de Rondonópolis. Há algum tempo ele vem percebendo as mudanças no mercado e o aparecimento de clientes cada vez mais exigentes. “Eles estão comprando carros que são sonhos de consumo e querem que suas máquinas sejam muito bem cuidadas”.diz.

Para atender a demanda, Ronaldo tem focado o trabalho nas ações ambientais. “Já estamos com todo o projeto de destinação de resíduos, agora falta só o licenciamento”. O empreendedor conta que as percebe mudanças na empresa são concretas. “O tempo de trabalho e o desperdício diminuíram e os clientes estão muito mais satisfeitos”.

O IQA é um organismo de certificação do setor automotivo criado e dirigido por entidades como Anfavea, Sindirepa e Sindipeças. Mais de 19 empresas de Rondonópolis estão passando pelos processos de padronização para adquirir o selo. No ano passado, as oficinas receberam a primeira avaliação e desde então tiveram que começar a intensa fase de adaptações.

As primeiras 10 empresas devem conquistar o selo em agosto, as demais, até o fim do ano. Os empresários correm contra o tempo para rever todos os detalhes do processo. “O mais difícil não é criar um processo e sim mudar a mentalidade dos funcionários que ainda relutam em assililar a importância dessas mudanças. Mas a profissionalização é um caminho necessário”, pontua Wellington.

Ao todo, são cerca de 120 oficinas mecânicas de veículos leves e pesados em Rondonópolis. A maioria delas ainda não percebeu a importância da qualificação. “Essa é uma ação inédita em Mato Grosso e deverá servir de exemplo nos próximos anos. É um processo sem volta”, diz o gestor do projeto de serviço de reparação de veículos de Rondonópolis, Vladimir Alves da Silva.

Nenhum comentário: