É preciso se atualizar constantemente. No setor automotivo, os fabricantes de autopeças inovam a cada novo lançamento das montadoras, que exigem deles componentes mais leves, baratos e nem sempre mais fáceis de lidar
por José Palacio*
Quando falamos de qualidade no setor automotivo, logo pensamos nas montadoras e fabricantes de autopeças, que precisam sempre investir em produtos que duram mais, sejam mais baratos e atendam melhor as necessidades dos clientes. Mas, falar de qualidade em serviços automotivos é o mesmo que separar o profissional rápido e ágil daquele que não consegue executar bem as tarefas.
Existe algo chamado dom e aptidão, que é quando não importa o problema a ser solucionado, a pessoa resolve rapidamente, primeiro porque gosta do que faz, e segundo porque sente prazer em fazer. É como juntar a fome com a vontade de comer. E há aqueles que querem aprender um ofício pois gostam desse assunto, mas precisam de tempo e estudo. Estes são a maioria das pessoas, pois ninguém nasce sabendo.
Para ambos vale uma regra: é preciso se atualizar constantemente. No setor automotivo, os fabricantes de autopeças inovam a cada novo lançamento das montadoras, que exigem deles componentes mais leves, baratos e nem sempre mais fáceis de lidar.
Para o balconista da loja de autopeças, é fundamental hoje saber fazer uma venda consultiva, que nada mais é do que conhecer aspectos técnicos do produto que está comercializando para poder vender a peça certa e evitar o transtorno de ir e vir do cliente. O mesmo vale para o reparador automotivo, que não adianta apenas identificar o problema, é preciso explicar porque ele ocorre e o que fazer para evitar danos maiores no veículo.
Outro assunto que pode ser estudado através de treinamentos específicos, tanto no varejo e atacado de autopeças quanto nas oficinas de reparação automotiva, são as técnicas de organização de 5S e Housekeeping, que preparam o ambiente de trabalho para ser mais eficiente e prazeroso. O 5S é um conceito de organização japonês, que traduzido significa Utilização, Organização, Limpeza, Saúde e Autodisciplina (das palavras japonesas Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, respectivamente).
Para dar mais um exemplo, há os treinamentos em meio ambiente e legislação, assuntos que estão cada vez mais cobrados não apenas pelas autoridades, mas também pelos consumidores. Será que o seu estabelecimento respeita as leis ambientais? O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva oferece ao mercado de reposição e reparação uma série de treinamentos específicos sobre os assuntos aqui citados (e muitos outros) que podem alavancar negócios por meio da qualidade.
São treinamentos voltados para empresários do setor, que querem enxergar da porta para dentro e de dentro para fora. São investimentos, que trazem retorno quando aplicados.
Não por acaso, esses empreendedores são os que mais apostam em ações como o Selo Verde em busca de bom relacionamento com os clientes. Trata-se de uma certificação ambiental para as oficinas e centros de reparação lançada pelo IQA que atesta a adoção de processos ambientalmente sustentáveis e procedimentos adequados para descarte de materiais.
*José Palacio é coordenador de Serviços Automotivos do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva
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