domingo, 11 de julho de 2010

O marketing nas redes sociais


Ontem chamou-me a atenção o número de referências sobre marketing em redes sociais que tive contato, sem nenhuma procura ativa.

O Slide Share (www.slideshare.net/) me enviou um e-mail estilo "Apresentações que podem te interessar" com N opções, todas elas com foco no termo Facebook Marketing. A Folha de São Paulo destacou em sua seção "Cifras & Letras" não menos que 3 livros (de 9!!) com assuntos relacionados: "O Cliente é Quem Manda", de Pete Blackshaw, "The Facebook Effect", de David Kirkpatrick, além de "A Geração Y no Trabalho", de Nicole Lipkin e April Perrymore.

O foco principal de todo esse material é ostrar ao mercado como aproveitar as oportunidades envolvidas com as redes sociais, como se relacionar com jovens e a tecnologia, os riscos de ignorar esse tipo de consumidor. Ok, ok, tudo isso é realmente importante (e eu particularmente sou um entusiasta dessas possibilidades), mas e o produto?

Não vejo nessas iniciativas ênfase no essencial, e isso pode gerar uma distorção derivada de um erro muito básico. Se o produto/serviço não for adequado, se as pessoas envolvidas com seu desenvolvimento e gestão não estiverem motivadas e produzindo bem e melhor, de nada adianta a melhor estratégia para redes sociais - o resultado será a inevitável frustração.

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