sexta-feira, 2 de setembro de 2011

IQA alerta para importância da qualidade em treinamentos das normas VDA


é possível agora no Brasil obter certificado VDA-QMC/IQA válido e reconhecido internacionalmente, além de contar com registro internacional, a Carteirinha VDA-QMC.

(release divulgado pelo IQA em agosto de 2011)

Ao contrário do que muitos pensam, nem todos os treinamentos oferecidos no mercado são iguais. No caso das normas VDA-QMC, que regem os padrões de qualidade de processos e produtos automotivos das montadoras e indústrias de autopeças alemãs, apenas o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, é representante oficial da VDA para ministrar os treinamentos no Brasil e Argentina.

Isso significa que os treinamentos em VDA ministrados pelo IQA são oficiais e equivalentes aos realizados na Alemanha, pela própria VDA. Segundo Alexandre Xavier, gerente de Novos Negócios do IQA, as vantagens de investir num treinamento oficial são diversas, mas a principal é a certeza de conhecer a norma tal como ela é ensinada na Alemanha. “Nosso treinamento é idêntico ao ministrado naquele país, pois nossos instrutores são homologados pela VDA, e está 100% alinhado com as necessidades das montadoras atuantes no Brasil”, afirma.

Outra vantagem é contar com certificado VDA-QMC/IQA válido e reconhecido internacionalmente, além de contar com registro internacional, a Carteirinha VDA-QMC. “Existe muita insatisfação por parte das montadoras e também da própria VDA em relação ao nível de conhecimento das normas pelos profissionais brasileiros envolvidos com esse processo”, revela Xavier. “Muitos descobrem tarde demais que o treinamento realizado foi insuficiente e ineficaz porque não contemplou todas as exigências da VDA”, diz o executivo.

Em recente visita ao Brasil, Thomas Junggeburth, responsável pela área de controle de treinamento e licenças nacionais e internacionais da VDA QMC, revelou que as matrizes das empresas automotivas alemãs estão, cada vez mais, exigentes em relação à qualidade da formação profissional, no que tange o conhecimento das normas VDA. “Muitas começarão a exigir que cada filial no mundo tenha ao menos dois especialistas em normas VDA, com certificação internacional”, disse.

Dessa forma, montadoras como Volkswagen, Mercedes-Benz e MAN, e outras sistemistas e indústrias de autopeças exigirão, em breve, mudanças na aplicação das normas VDA para analise e avaliação de fornecedores, especialmente em relação ao volume 6.3. Vale lembrar que participam diretamente da elaboração das especificações técnicas VDA as empresas Audi, Continental, Daimler, Porsche, Harwan Becker, Knorr-Bremse, Bosch, Rollax, Volkswagen e ZF Sachs.

Calendário – Para atender estas exigências e nova demanda, o IQA montou grade com um calendário especialmente desenvolvido para formar auditores de 1ª e 2ª Partes em VDA 6.3 4ª edição 2010. Os treinamentos estão programados para ocorrer á partir de setembro de 2011.

O treinamento de Auditores de 1ª Parte foca, principalmente, os processos de qualidade de produção da empresa em que o auditor trabalha, enquanto o de 2ª parte foca os processos das empresas fornecedoras.

Nenhum comentário: