sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Projeto Formação em FMEA - Iveco
Uau.
Depois de 4 meses de muito trabalho, encerrou-se semanas atrás o projeto de formação em FMEA realizado em parceria com o IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, na planta de Sete Lagoas - MG.
Foram cerca de 110 profissionais capacitados, que passaram por módulos básico, avançado e prático, incluindo a possibilidade de certificação como especialista em FMEA - 80% dos envolvidos obtiveram essa qualificação!
O IQA foi criado em 1995, sendo dirigido até hoje por montadoras, autopeças, concessionárias, oficinas mecânicas (todos através de representantes indicados por suas associações de classe) com o intuito de ser um balizador de mercado em questões de Qualidade automotiva, através de certificação (a ferramenta mais consagrada no mundo nesse sentido), treinamentos e publicações.
Quando falamos em treinamentos, essa área de atuação intensificou-se nos últimos anos, e parece ontem quando lembro o ano de 2004, onde com muito suor conseguimos capacitar algo em torno de 50 profissionais. Ao mesmo tempo, é um passado bastante remoto ao lembrar que fechamos 2010 com mais de 1.500 participantes, e uma clara perspectiva de ultrapassar a casa de 2.000 treinandos no ano vigente.
Assim como acontece nas atividades de certificação do IQA, ser diferenciado e acima do padrão do mercado é mais do que um diferencial, mas sim uma obrigação de um Instituto que foi criado para controlar, disseminar e apoiar as empresas em um mercado cada vez mais competitivo, e com uma indústria automotiva que se afirma como expoente em produção, atendendo a um volume de vendas entre os principais do mundo.
O FMEA (Failure Mode and Effects Analysis), foco do projeto na Iveco, é uma ferramenta utilizada no mundo todo, uma metodologia consagrada no setor automotivo e comum hoje em dia em diversos outros segmentos - com o IQA já realizamos treinamentos para o Exército e para a Whirpool, por exemplo. Além de todo o ganho em processos e produto, possibilita resultados financeiros diretos. Os trabalhos apresentados pelos grupos da Iveco mostram esse benefício de forma muito palpável.
A dedicação e comprometimento dos grupos que participaram do projeto pela Iveco merecem inclusive um destaque especial, a qualidade dos projetos foi sensacional, e a sensação que saímos de lá foi unânime: a mudança veio pra ficar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário