terça-feira, 10 de agosto de 2010

IQA deseja aumentar atuação junto às empresas do setor automotivo do ABC


(Ontem foi dia de evoluir com os procedimentos de diversos eventos em que o IQA organizará ou participará nesse 2º semestre, inclusive a Feira do Grande ABC - segue abaixo a transcrição literal da entrevista feita pelo Superintendente do Instituto, Mário dos Santos Güitti, sobre o assunto)

A Feira ABC, que acontece de 22 a 25 de Setembro no Pavilhão Vera Cruz, em São Bernardo do Campo, é uma oportunidade para empresários do Grande ABC encontrarem parceiros comerciais e de prestação de serviço. No caso específico do setor automotivo, uma das opções do evento será o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva, entidade sem fins lucrativos mantida por Sindicatos Patronais, entre os quais Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) e Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores).

IQA oferece certificação de Serviços Automotivos, de Produtos e de Sistemas de Gestão, além de Publicações e Cursos. Desde 2008, devido à grande concentração de indústrias do segmento nas sete cidades, mantém uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, pela qual atende a Região. Com a participação na Feira ABC, o IQA visa colocar-se ainda mais próximo desse nicho da Região, conforme afirma em entrevista exclusiva o Superintendente do Instituto, Mário Guitti. Leia a íntegra abaixo.

Agência GABC: O IQA é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo. Qual a sua principal missão junto às empresas?

Mário Guitti – IQA: A missão do Instituto, que comemora 15 anos este ano, é prover toda a cadeia automotiva - indústria, comércio e serviços - de ações para o desenvolvimento da qualidade e competitividade.

Agência: O Grande ABC é ainda hoje o maior polo automotivo do Brasil. Para o IQA, ela pode ser considerada uma região estratégica? Vocês têm estimativas do público total do IQA no ABC?

MG: Sim, é uma região estratégica porque é um importante polo automobilístico, onde inclusive o IQA possui um posto avançado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, com objetivo de atender as necessidades desta região. Atuamos em toda cadeia automotiva, atendendo montadoras, indústrias de autopeças, empresas de reparação automotiva, concessionárias e demais fornecedores de produtos e serviços deste setor.

Agência: O IQA e a Agência GABC mantêm, há quase dois anos, uma parceria na realização de cursos, vendas de manuais e de atendimento ao empresários. Como o Senhor avalia os resultados dessa parceria até o momento?

MG: Até o momento, a parceria aponta grande potencial, mas os resultados são ainda modestos. Isso será influenciado a partir do momento em que as empresas se mobilizarem para a importância e os benefícios que os treinamentos e manuais do IQA podem agregar. Até agora os resultados foram bons, mas os empresários precisam ter consciência dos benefícios que estão à disposição deles. A partir daí os resultados serão melhores.

Agência: Muito tem se falado hoje de inovação no Brasil, mas um estudo da Roland Berger Strategy Consultants divulgado essa semana colocou o Brasil em 68º lugar em um ranking mundial de inovação, despencando 18 posições com relação a 2009. O IQA pode contribuir para que as empresas do ABC inovem e tornem-se mais competitivas?

MG: Sim, mas as empresas precisam estar atentas de que existem coisas a fazer, que devem investir em tecnologia, além de profissional capacitado. Hoje os empresários estão se preocupando muito com ações pontuais e quando atingem um patamar logo param de investir. Algumas empresas não aprimoram processos, com novos equipamentos; não realizam planejamento estratégico; além de não disseminarem o conhecimento dentro da empresa. Esses são fatores primordiais para garantir inovação e crescimento competitivo. Um exemplo é o que a entidade do governo britânico ‘UK Trade & Investments’ está realizando no Nordeste da Inglaterra. Está em andamento uma parceria, através da agencia do governo britânico ‘One North East’, que incentiva as empresas brasileiras a realizarem pesquisas, instalarem-se na região da Inglaterra ou até fornecerem peças produzidas aqui para as empresas de lá. As entidades brasileiras também precisam se preocupar em fomentar a inovação desta forma, a fim de criar um mercado competitivo mundialmente, e estabelecer uma visão global contínua. O IQA pode ajudar muito no aspecto de treinamento e na capacitação dos profissionais, e as empresas precisam melhorar a tecnologia e os processos.

Agência: A Feira ABC é um evento promovido pela Agência. Na sua opinião, qual a importância de um evento como esse para a economia local? De que maneira ela pode contribuir para o desenvolvimento regional?

MG: A Feira é uma grande mostra para as empresas do grande ABC. É uma maneira de apresentar tudo o que é feito na região, já que muitas empresas não conhecem tudo o que é produzido, e com a Feira isso se torna mais fácil. É possível, por meio da Feira ABC, que as empresas criem novas logísticas entre elas, diminuindo custos. É uma grande ferramenta para trocar conhecimento e realizar network e negócios também.

Agência: Qual vai ser a participação do IQA na Feira ABC 2010? Quais as expectativas com relação ao evento?

MG: O IQA terá um estande na Feira. O nosso objetivo é despertar interesse para as empresas conhecerem os serviços do IQA disponíveis para elas, que contribuem para o crescimento tecnológico e estratégico da organização. Assim, até o segmento mais modesto pode ganhar força com os serviços oferecidos pelo IQA.

Sobre a Feira ABC

A Feira Industrial e de Subcontratação de Serviços do Grande ABC é um evento promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC com patrocínio da Caixa Econômica Federal, Petrobras e Solvay Indupa e apoio das Prefeituras dos Municípios, das Associações Comerciais, do CIESP Grande ABC e do Sebrae-SP. Seu objetivo consiste em criar um ambiente de integração e cooperação entre empresários, instituições públicas e entidades de apoio ao empreendedorismo, aproximando esses diversos agentes para intensificar as oportunidades de negócio regional.

Durante os quatro dias de Feira ABC, empresários poderão expor seus produtos a essa que é a 4ª maior região do País em geração de riquezas do Produto Interno Bruto (PIB), perdendo apenas para as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

II Feira Industrial e de Subcontratação de Serviços do Grande ABC – Feira ABC

Evento: de 22 a 24 de Setembro de 2010, das 14h30 às 21h. Dia 25 de Setembro, das 10 às 16h.

Local: Pavilhão Vera Cruz – Av. Lucas Nogueira Garcez, 756, Jardim do Mar, São Bernardo do Campo.

Informações: 11 4433-7352.

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