domingo, 15 de agosto de 2010

A visita da VDA-QMC no Brasil


Na mesma quinta-feira tive a oportunidade de jantar com o Sr. Thomas Junggeburth, responsável na VDA-QMC por suas representações internacionais, além de diretor de marketing de serviços na sede da BMW, na Alemanha (não foi o foco de nossas tratativas, mas veja o seu trabalho em http://www.bmw-welt.com/). No dia seguinte, as conversas foram enriquecidas em reunião envolvendo os diretores da qualidade no Brasil de Volkswagen, MAN, Mercedes-Benz, Renault e Bosch.

A VDA-QMC - Verband Automobilindustrie e V. (VDA) - Qualitäts Management Center (QMC) – Associação das Montadoras e Autopeças Alemãs, com sede em Frankfurt, composta por representantes da indústria automobilística, e tem por objetivo aprimorar a produtividade e a qualidade do setor. O IQA, como representante da ANFAVEA (Associação das Montadoras Brasileiras de Veículos), foi escolhido para adaptar, publicar e distribuir os manuais da coletânea VDA no mercado nacional. O IQA oferece também com exclusividade treinamentos abertos com o reconhecimento oficial da VDA-QMC.

As discussões nessa visita tiveram foco na nova edição do manual VDA 6.3, que já foi lançado na Alemanha e cuja tradução terá início na próxima semana através do IQA. As mudanças foram significativas, e exigirão forte reciclagem de auditores, consultores e profissionais envolvidos com atividades junto à cadeia produtiva de montadoras alemãs no Brasil, qualificação que o IQA disponibilizará ao mercado ainda nesse semestre - a data para início das novas exigências ainda não foi definida pelas montadoras, porém isso deve ocorrer em um futuro bastante próximo, considerando sua atual disponibilidade.

Para quem não conhece, a metodologia do manual VDA 6.3 refere-se a Auditoria do Processo, envolvendo desde o significado e a área de aplicação da auditoria de processos de manufatura ou serviços, além de esclarecer a relação entre auditorias de sistemas, processos e produtos. Utilizado para avaliar e monitorar a implementação dos processos e assegurar a sua confiabilidade, e em caso de discrepâncias tomar as medidas apropriadas para as correções necessárias.

Mais informações no website do próprio IQA (http://www.iqa.org.br/) e da VDA-QMC (http://www.vda-qmc.de/).

Nenhum comentário: