domingo, 15 de agosto de 2010

O belo trabalho da Cavenaghi para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida


Quinta-feira passada tive a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela Cavenaghi, empresa pioneira e líder de mercado no Brasil, desenvolvendo equipamentos de adaptação veicular para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Estive lá apresentando o novo processo de certificação para fabricação de veículos acessíveis, compulsoriedade estabelecida por portaria do Inmetro, que possui força de lei - essa obrigatoriedade atinge todos veículos de transporte rodoviário ou urbano de passageiros, à partir de 10 ocupantes. O prazo para adequação das empresas já se encerrou (junho/2010), e quem não estiver adequado corre riscos de sofrer as penas definidas para essa situação.

O processo de certificação para esse segmento de atividade envolverá não apenas auditoria do processo de fabricação (que inclui avaliação de requisitos exigidos pela ISO 9001), mas também inspeção amostral de veículos, através de organismo de inspeção acreditado pelo Inmetro.

Para quem não tem contato, pessoal ou profissional, com a parcela significativa da população que não é "andante" (termo em homenagem ao amigo Steven Dubner), é uma surpresa ver a grande variedade de opções de produtos e serviços oferecidos pela Cavenaghi, em diferentes valores, condições... Cumprindo um papel fundamental de inserção desse público na sociedade, não apenas através da acessibilidade física, mas também psicológica com grande variedade que permitem escolham que passam pela necessidade e também por questões de conforto e mesmo status (por que não??).

Seus produtos envolvem adaptação de veículos, cadeiras de rodas (venda e locação), almofadas especiais, acessórios para locomoção, banho, órteses, incontinência urinária e atividades da vida diária. Serviços incluem auto-escola, táxi, despachantes... Tudo muito bacana e adequado ao mundo atual e suas exigências em questão de responsabilidade social.

Foi um grande prazer conhecê-los e ser considerado, através do IQA, como suporte técnico para apoiá-los nas adequações necessárias agora por exigência governamental - e ainda mais bacana ouvir de um de seus diretores que não pretendem apenas cumprir o que é obrigatório, mas aproveitar a oportunidade para melhorar ainda mais a qualidade de sua atuação, o que beneficiará diretamente o público que depende deles.

Veja mais detalhes em http://www.cavenaghi.com.br/

Nenhum comentário: