terça-feira, 14 de junho de 2011

IQA e Sincopeças firmam parceria

O varejo de autopeças está a um passo de uma nova conquista: o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho focada em melhoria de processos e resultados de negócio.

Esta é a proposta da parceria firmada entre o IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) e o Sincopeças (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo) que buscam, conjuntamente, nova abordagem para a certificação das lojas de varejo.

“Vamos reunir lojistas para ouvir quais pontos eles consideram mais importantes serem abordados na certificação, e adequar o modelo às necessidades das empresas”, afirma o presidente do Sincopeças, Francisco de La Torre. O encontro ocorre no próximo dia 23, às 14h, no Sincopeças. (o encontro foi realizado em 23 de maio de 2011, e foi um sucesso: representantes de 6 empresas, além de gestores do Sincopeças, participaram da ocasião e confirmaram a formação desse 1º grupo para melhoria da qualidade de lojas de autopeças. A evolução do grupo será informada pela imprensa e por esse blog).

Para o gerente de Novos Negócios do IQA, Alexandre Xavier, esta é uma oportunidade que vai beneficiar todos os varejistas interessados em investir em processos de qualidade. “Esta iniciativa vai proporcionar um conhecimento mais aprofundado de todos os processos do negócio e, como resultado final, melhor rentabilidade”, afirma. “A certificação, no final das contas, ocorre como uma conseqüência natural do processo”, diz.

Na prática, o trabalho em conjunto IQA/Sincopeças busca nova abordagem para a certificação do varejo de autopeças, com foco em melhores resultados do negócio. Ao IQA cabe, além do processo de certificação, monitorar o andamento do projeto, alinhar conhecimento dos consultores envolvidos e oferecer treinamentos. Ao mesmo tempo, será dada mais ênfase aos aspectos identificados pelos lojistas como prioritários (ex.: garantia, layout de loja com foco em vendas, gestão de estoque e inadimplência).

Para o IQA, neste contexto quem também ganha é o cliente, pois tem a garantia de fazer negócio com uma empresa saudável, que trabalha com produtos confiáveis, de boa procedência e garantia, com preço justo, uma vez que o varejo tem total controle dos processos do negócio.

“Não daremos consultoria, este não é o papel do IQA, mas indicar os pontos em que os processos podem ser melhorados para que sejam feitas as melhorias”, afirma Xavier. “Muitos empresários veem a certificação como custo e não investimento, e esse projeto será um importante passo para mudar essa opinião, mostrando na prática como tornar nosso negócio mais eficiente e produtivo, além de agradável para o cliente. E tudo isso com condições especiais técnicas e de investimento para as empresas”, diz o presidente do Sincopeças.

(publicado originalmente na revista Balcão Automotivo, maio de 2011)

Nenhum comentário: