A certificação compulsória é regulamentada pelo governo brasileiro de forma a estabelecer os requisitos mínimos de aprovação, comercialização e fiscalização de alguns produtos, explica o executivo. O IQA está creditado pelo Inmetro para executar a certificação compulsória de pneus novos, capacetes para motociclistas, rodas, vidros, fluidos de freio, Arla 32, veículos acessíveis, quinta roda, pino rei e fabricação e requalificação de cilindros GNV.
De acordo com Migues muitas fabricantes são resistentes à certificação compulsiva por esta, muitas vezes, representar aumento nos custos de produção. "Estas empresas não entendem que ela é importante pela segurança."
O presidente da IQA se disse preocupado com a quantidade de asiáticos presentes na Automec 2011. Afirmou que fornecedores desconhecidos podem vender direto para as empresas brasileiras de reparação, ao contrário do OEM, onde há exigência de qualidade pelas montadoras: "Creio que isso ameaça a segurança dos brasileiros."
Márcio Migues concedeu entrevista à AutoData WebTV, direto do estúdio montado na Automec 2011, realizada no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, em São Paulo. Para assistir clique no seguinte link: http://www.autodata.com.br/modules/videodata.php?recid=143
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